Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Atual

PS com apoio da esquerda faz aprovar 11 diplomas para reforçar regulação da banca

A esquerda parlamentar, em conjunto com o PAN, aprovaram 11 diplomas para reforçar os poderes da supervisão do Banco de Portugal. PS e CDS optaram quase sempre pela abstenção.

14716561_770x433_acf_cropped.jpg

 

A esquerda parlamentar e o PAN aprovaram esta quarta-feira, na generalidade, um pacote de 11 diplomas do PS para reforçar os poderes de supervisão do Banco de Portugal e a proteção de clientes e trabalhadores da banca.

Perante estes diplomas apresentados pela bancada socialista, PSD e CDS optaram quase sempre pela abstenção, exceção feita ao projeto de lei referente ao reforço da regulação dos códigos de conduta das instituições de crédito em que os sociais-democratas votaram contra.

Entre estes 11 projetos agora aprovados, estão dois relativos ao reforço dos poderes de supervisão do Banco de Portugal e para introduzir novas regras ao nível da regulação da remuneração dos colaboradores dos intermediários financeiros e das instituições de crédito.

Na terça-feira, em plenário, o porta-voz socialista João Galamba afirmou que estes diplomas partiram de conclusões aprovadas em sucessivas comissões de inquérito parlamentar em torno de casos com instituições financeiras, como o BPN (Banco Português de Negócios), BES (Banco Espírito Santos) ou Banif.

João Galamba defendeu que estes projetos com incidência no setor bancário, quando entrarem em vigor, irão aumentar a proteção dos clientes, mas também dos trabalhadores bancários, sobretudo face a práticas comerciais agressivas.

PUB