Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Atual

Morreu D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, morreu esta segunda-feira, pelas 9.30 horas, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco.

ng8786903.jpg

 

A notícia da morte foi avançada esta manhã pela Agência Ecclesia.

 

D. António, natural de Tendais, no concelho de Cinfães (Viseu), foi nomeado para bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente.

Antes, foi bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, tendo sido ordenado padre em 1972 e bispo em 2005, na Sé de Lamego.

Concluiu o Curso Superior de Teologia no Seminário Maior de Lamego e licenciou-se em Filosofia na "École Pratique de Hautes Études Sociales", em França, com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve o diploma de Sociologia Religiosa.

Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

Recorde aqui a entrevista de D. António ao Jornal de Notícias, em maio de 2015, onde demonstrou a vontade de ser considerado "um bispo do povo no meio da comunidade", exaltando o papel dos jovens na Igreja e da "presença da juventude na diocese do Porto".

 

"Peço muito se ouça a voz dos jovens, porque eles nos ensinam a andar mais pressa. (...) E peço muito que se ouça a voz dos idosos porque nos ensinam a sabedoria de percorrer melhor o caminho", disse, na altura.

PUB