Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Atual

Balanço. Mais de mil hectares arderam num só incêndio em Braga

A Proteção Civil de Braga, em conjunto com os Bombeiros Sapadores de Braga e vice-presidente da Câmara de Braga, fizeram ao final desta tarde de segunda-feira um balanço à imprensa do incêndio florestal que “beijou” a cidade na zona Sul e Este.

IMG_6716.jpg

 

Segundo Vitor Azevedo, da Poreção Civil, arderam num só incêndio mais de mil hectares de mato e floresta.

“Também há a registar um idoso de 86 anos desalojado, pois a casa onde habitava ardeu por completo, e um armazém, mas que estamos a tentar perceber se há relação com o incêndio florestal”, disse.

O incêndio teve particular destruição no Monte da Falperra e teve origem em Leitões, freguesia do concelho vizinho de Guimarães.

No terreno estiveram ainda 190 operacionais. Os evacuados de casas, hotéis e de uma instituição do Projeto Homem, já regressaram.

“Mantemos algumas estradas cortadas, mas apenas para uma avaliação técnica”, acrescentou Vitor Azevedo.

O incêndio foi dado como extinto pelas 07:00 de hoje.

O vereador da Proteção Civil na Câmara de Braga, Firmino Marques, destacou o espírito solidário dos bracarenses, havendo já empresas da região que se disponibilizaram “para ajudar no que for necessário”.

O plano municipal de emergência foi ativado, ao mesmo tempo que o município disponibilizou uma linha telefónica de apoio aos afetados pelos incêndios, que podem contactar com os serviços municipais através do número 253 203 150.

PUB